Quantas oportunidades são abandonadas pelo medo de se comunicar, de falar com uma ou mais pessoas. A comunicação acontece a todo momento, em cada situação do dia, você já parou para pensar sobre isso?
Sem sombra de dúvidas as pessoas comunicativas levam vantagem em relação as tímidas. Pessoas de sucesso encantam pessoas e a partir dessa conexão conseguem influenciar e persuadi-las fortemente.
Por que temos medo de falar em público e quais seriam as saídas para driblarmos esse inimigo que em muitos momentos nos impede de atingir grandes resultados?
Enfrentar uma grande plateia pode ser uma tarefa impossível, no entanto, muitas pessoas não conseguem nem mesmo se comunicar em pequenos grupos com desenvoltura e tranquilidade, mas posso tranquilizá-lo, pois existem técnicas e exercícios que podem mudar esse cenário e torná-lo um grande comunicador.
Estudo de 2015 do jornal britânico Sunday Times indica que o medo de falar em público é o maior percentual com (41%) dos entrevistados. Nesse estudo foram ouvidas 3 mil pessoas no Reino Unido, ficando à frente do temor de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças e da morte (19%).
Uma das grandes causas para o medo é que as pessoas sentem receio de serem avaliadas. E dependendo do que se faça ou fale, pode haver sérias consequências pessoais ou profissionais, isso faz sentido para você? E tudo isso é um sistema autodefesa natural do ser humano, querendo nos poupar de certas situações que entende como perigosas. Como isso acontece: no momento em que nos sentimos em perigo uma grande carga de adrenalina é acionada em nosso organismo, aumentando a pressão sanguínea e nos preparando para escapar do perigo, no entanto, não iremos escapar do perigo, afinal ele não existe, está apenas em nossa mente. Por este fato, quando ficamos com medo, essa grande carga de adrenalina não utilizada é responsável pela:
Entendemos que temos forte receio de sermos julgados pelos outros e isso nos causa medo de falar em público que por consequência quando estamos numa situação em que temos que falar em público o sistema de autodefesa envia uma mensagem para nosso cérebro de perigo que gera uma descarga de adrenalina para nos salvar desse perigo, só que o perigo não existe. Com base nisso, como podemos combater a causa raiz que é o receio de ser julgado e neutralizar os demais efeitos? Irei ensinar um ciclo simples, mas muito poderoso criado por mim, o Ciclo Virtuoso do Orador.
- Organize-se: planejar o roteiro a ser falado. Organize metodicamente as ideias do discurso
- Prepare-se: treine, estude, simule no espelho. Domine seu Conteúdo, seja ele qual for
- Pensamentos Positivos: tenha em mente sua imagem tendo sucesso, acredite, você é capaz. E de fato, você é capaz de realizar o que quiser.
- Aja Confiantemente: quando se defrontar com um auditório, aja como se tivesse coragem. Seja espontâneo/natural.
Esse é um dos exercícios que ajuda nesse combate com o medo de falar em público.
Tenha em mente que quanto mais você tiver familiarizado, treinado, organizado e repleto de confiança e pensamentos positivos com o conteúdo, menores serão as chances do medo lhe visitar. Tenha em mente que uma dose de medo é saudável e natural, afinal se o medo não existisse não iriamos nos preparar para nada, mas a partir do momento que o medo nos domina o assunto se torna sério e devemos encontrar mecanismos para combatê-lo.
Quando você vence o medo de falar em púbico, sua autoestima cresce, as oportunidades de emprego, negócios aumentam, o bom relacionamento se torna um ciclo virtuoso, sua saúde e vida se torna muito mais leve. Acredite em si, é possível vencer o medo de falar em público.